A presente proposta de Arquitectura Paisagista tem como objetivo a criação de um jardim com de inspiração palaciana. O desenvolvimento da nossa proposta foi feita em conjunto com a proposta de Arquitectura, seguindo o desejo do cliente em ter uma Quinta de carácter único nesta zona. Inspirámo-nos nas Villas Italianas e no Jardim Inglês, para criar um jardim rico em cor, cheiros, texturas. Composto por uma grande variedade de árvores, arbustos e herbáceas.
Na nossa proposta tivemos em atenção a vista privilegiada que a casa tem, a exposição solar, a direcção dos ventos e a proximidade com o mar. A vegetação escolhida teve em conta todos estes factores, bem como a necessidade de trazer uma grande variedade de cor, cheiros e sabores para o jardim. Este jardim pode ser visto como um jardim dos cinco sentidos, ele é para ser cheirado, através da utilização de vegetação odorífica; provado, através da escolha de árvores de fruto e vegetação aromática; visto e apreciado pela variedade de cor que apresenta; tocado, pela diversidade de texturas que as diferentes plantas apresentam e ouvido, pois deverá tornar-se num ponto de encontro preferencial para os pássaros e insectos.
O jardim é dividido em duas parcelas principais, a zona de entrada, que deverá ser uma zona de excelência do jardim. Não deve ser apenas uma zona de passagem, é para ser vivida. Deverá ser rica em cor, através da variedade de plantas que florescem ao longo do ano; em jogos de luz e sombra, providenciados pelas árvores de folha caduca e pelas sebes, que deverão dar um sentido de recolhimento e privacidade em relação à vizinhança. Nela deverão ser criadas várias zonas de descanso e de reflexão, aproveitando a vista maravilhosa que existente.
Plano Geral
Pormenor Plano de Plantação
Para responder ao objectivo proposto procurámos criar um espaço de traça meândrica, em contraste com as linhas rectas do edifício, mas que irá fazer a integração do mesmo no terreno circundante. Os espaços exteriores deverão ter uma imagem contemporânea, dentro do espírito descontraído do Hostel. Com espaços amplos que permitam a convivência entre os hóspedes e zonas de diferente utilização.
A zona adjacente ao parque de estacionamento deverá funcionar com buffer para o restante jardim. Para tal criamos uma pequena cortina verde, com um canteiro em rockgarden, que termina num socalco de pedras. Aí será criado um espaço amplo de descanso e que fará também a integração da sala de Yoga. Deverá ser usada também como um local de contemplação e de descanso.
Adjacente a esta zona estará uma estrutura em deck, onde poderão ser realizadas vários tipo de actividades, poderá ser utilizado como zona de refeição ou zona de estar. A separar esta zona, da zona da piscina, será criada uma cortina de bambus, que ajudarão também a absorver parte do declive existente.
A zona em frente da piscina estará mais a descoberto, de modo a não tapar a vista de mar da plataforma superior.
Construção Final
Plano Geral